Home / Gestão / Como Funciona O Fluxo De Trabalho?

Como Funciona O Fluxo De Trabalho?

Workflow ou fluxo de trabalho, toda empresa necessita realizar atividades, e é a forma que essas atividades são organizadas que traduzem o workflow. Algumas empresas podem ter um bom fluxo, o que consequentemente contribui para o bom funcionamento geral.

Já outras, tem um péssimo workflow, e claro, consequentemente diversos setores da empresa também são afetados. Para se evitar isso, existe uma forma eficaz e que conta com a ajuda da criação de estratégias, o gerenciamento de workflow.

Um fluxo confiável depende totalmente de organização e também deve estar de acordo com o perfil da sua empresa. Assim, tanto você quanto seus funcionários, caso tenha, podem fazer o que chamamos de “dançar conforme a música”.

Como ocorre o fluxo de trabalho?

O bom fluxo no trabalho agrupa todas as atividades, incluindo movimentação de documentos como também controle de informações e materiais. As atividades no workflow são evidenciadas através de um fluxo que descreve todas as tarefas.

O fluxo pode ser controlado manualmente, o que hoje em dia é considerado retrogrado e trabalhoso, e também pode ser feito automaticamente. Ou seja, com a ajuda de um software específico. Em alguns casos, algumas empresas fazem a junção dos dois tipos de serviços.

Um dos pontos principais de um bom workflow é a sua eficácia no gerenciamento dos documentos. Quanto melhor o workflow, mais organizados são os documentos e consequentemente a empresa é melhor gerenciada.

Qual a importância de um bom workflow?

O workflow ajuda a sua empresa em diversos aspectos. Para que você possa entender um pouco melhor, pontuamos alguns benefícios interessantes. Confira:

  • Um workflow é importante porque otimiza o tempo gasto nas tarefas da sua empresa. Com a padronização do gerenciamento das tarefas, atividades necessárias poderão ser feitas de forma eficaz e rápida;

  • Independentemente do setor de cada funcionário, o workflow permite que as tarefas sejam realizadas de forma linear, ou seja, em sintonia. Os funcionários passam a entender que um serviço depende inteiramente do outro, e isso ajuda até mesmo no reconhecimento das obrigações;

  • Quando se tem um bom workflow, qualquer produto ou serviço oferecido passa ater uma melhor qualidade. Isso porque durante o processo, a organização se fez presente e resultou em qualidade;

  • O workflow também ajuda na transmissão de dados, evitando completamente qualquer risco de ruído nas informações. Isso consequentemente pode afetar o produto/serviço final;

  • O controle do workflow também permite que os funcionários sejam mais produtivos. Tudo isso se deve ao planejamento feito antes mesmo de as tarefas serem executadas.

Ok, são inúmeros benefícios, e provavelmente você percebeu que implantar um bom sistema de workflow pode ser trabalhoso, certo? No entanto, isso não precisa ser necessariamente feito por você. Há empresas que se encarregam deste serviço.

Como Funciona O Fluxo De Trabalho?

Escolhendo a empresa certa para implantar um bom workflow

Felizmente, existem empresas que atuam criando fluxos de trabalho de acordo com o perfil de cada empreendimento. Algumas são modelo no mercado, que é o caso da Gerenciar, que atua a mais de 9 anos no ramo.

A Gerenciar disponibiliza diversas ferramentas para isso, que é o caso de um software especifico oferecido pela empresa. Software esse que organiza todas as etapas do processo da sua empresa.

Lembra que foi citado que o gerenciamento de documentos também é parte de um fluxo confiável? Pois bem! A Gerenciar também conta com esses serviços, o workflow-software GED.

  • É indicado para otimizar os processos da empresa através de um único sistema;

  • O workflow pode ser organizado e gerenciado dentro do sistema GED oferecido pela Gerenciar;

  • Manter um bom fluxo de trabalho não é tarefa fácil, por isso a gerenciar oferece este software que permite justamente ter o controle de todas as tarefas a empresa.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *